O que é Citronela Repelente

A Citronela é uma planta perene, ou seja cresce o ano todo e se popularizou nos últimos anos do Brasil principalmente por seu efeito repelente contra mosquitos

Originalmente é cultivada no Sudeste da Ásia e encontrada em plantações em Java, Indonésia, Ceilão e circunvizinhanças.

O nome cientifico das especies mais encontradas no Brasil são Cymbopogon Nardus e Cymbopogon Winteranius. Possui em sua composição as substâncias Citronelol, Limoneno e Geraniol.

Essas substancias permitem que as folhas da citronela exale um odor cítrico (parecido com o Eucalipto) que a torna eficaz para repelir alguns insetos, entre eles mosquitos

No Brasil possui vários nomes:

  • Capim-eucalipto,
  • Citronella,
  • Capim citronela,
  • Citronela do Ceilão,
  • Citronela de Java,
  • Cetronela

Sua aparência é muito semelhante ao Capim-Limão, suas folhas são longas, e em algumas espécies a borda das folhas podem cortar, por isso utilize proteção na hora da colheita.

Uma das diferenças entre o Capim-limão e a Citronela além do odor, é que ela, no estado de muda, gera folhas secas que ficam enroladas em sua base. Outra característica é a cor da base que na última também é mais escura mudando do verde para o roxo.

citronela repelente planta

 

Benefícios da Citronela

É  uma aliada na prevenção da Dengue, Malária, Febre Amarela, Zika Virus, Chikungunya e Leishmaniose.

Na indonésia e outros países essa planta é usada no tratamento de retenção de líquidos, para aumentar a transpiração e liberar toxinas, alem de ter efeito expectorante e tratar problemas de constipação.

Antes de fazer receitas com essa planta repelente para se proteger ainda mais contra Aedes aegypt e outros mosquitos, é importante que você saiba que o ideal é utilizar a planta “in natura” até porque a longo prazo ficaria inviável comprar vidros e vidros de essência de citronela, seja para fazer vela, incenso ou repelente natural.

Estamos vivendo uma epidemia de Zika Virus, Dengue e Chikungunya no Brasil e em alguns países da América do Sul.  Para piorar ainda tem a relação de microcefalia causados pelo zika vírus.

Gestantes e crianças só podem utilizar repelentes específicos contendo Icaridina.

Porem existe um limite no uso de repelente com substancias químicas por dias e é nesse caso o uso de repelentes naturais a base de plantas é mais uma forma de tentar se proteger das picadas do Aedes aegypt (transmissor da Dengue, Zika, Malária e Chikungunya).

 

Comprar Citronela

Você pode comprar mudas de citronela e plantar em sua varanda, quintal ou janela. Como ela é muito resistente você terá folhas o ano todo e poderá se beneficiar do efeito repelente de forma natural.

Veja abaixo algumas como usar essa planta através de receitas simples.

10 mudas citronela comprar

 

Receitas de repelente para espantar mosquitos

Extrato Repelente (Tintura) 

Se você cultiva a planta em casa, separe um recipiente de boca larga e preencha-o com um punhado de folhas (cerca de 150g) de citronela, também conhecidas como lâminas.

Depois disso, complete a embalagem com álcool de cereais ou álcool líquido comum feche e deixe a mistura em repouso durante 15 dias. 2 vezes por dia agite por alguns segundos.

Esse extrato pode ser usado como spray e aplicado no corpo ou no ambiente. É uma mistura 100% ecológica e não apresenta contra-indicação, informa a aromaterapeuta Sandra Spiri.

Fonte: http://www.personare.com.br/revista/identidade/materia/1233/citronela-no-combate-a-dengue

 

Receita de extrato de Citronela 

200g da planta seca e triturada

1 litro de álcool comum (para uso externo) a 70%

1 vidro de boca larga e escuro, de preferência, com capacidade mínima de 1 litro

1 frasco escuro para acondicionar

1 funil

1 papel filtro

pano branco e limpo para coar

Etiquetar

 

MODO DE FAZER:

  1. Pesar 200g da planta seca e triturada. Colocar num frasco de boca larga.
  2. Despejar 1 litro de álcool a 70% sobre a erva.
  3. Tampar o frasco e cobrir com papel escuro, se o vidro for claro.
  4. Deixar em maceração por no mínimo 8 e no máximo 21 dias, em local seco e protegido da luz. Agitar 2 vezes diariamente.
  5. Coar com o pano branco e completar o volume para 1 litro, passando mais álcool a 70% sobre o resíduo da planta.
  6. Filtrar em papel filtro e guardar em frasco escuro.
  7. Rotular.

Validade: 2 anos
Fonte: http://cantinhodocedamalu.blogspot.com/2010/03/repelente-caseiro.html

 

 

Óleo corporal Repelente

500 mls de Óleo de Citronela

500 mls de Óleo Mineral

100 mls Óleo de Amendoas

COMO FAZER:

Pegue 500 mls de óleo mineral e adicione 50 mls de óleo de citronela e 50 mls de óleo de amendoas .

Passe nos braços e pernas que isso vai manter o mosquito longe.

Além disso ainda este tipo de óleo serve como um hidratante para sua pele.

 

 

10 mudas citronela comprar

REPELENTE CONTRA INSETOS EM CASA

  • Dentro de casa: Pingue umas 10 gotas de tintura de citronela em um difusor ou umas 30 gotas em um potinho com serragem ou folhinhas secas e deixe na mesa. O cheiro vai fazer com que os mosquitos se afastem do local.
  • No Jardim: Plante mudas do citronela no seu jardim que também vai ajudar. As mudas você encontra aqui. É muito importante não deixar nada que acumule água no seu jardim para que o mosquito não deixe suas larvas.

 

DESODORIZAÇÃO DE AMBIENTE

Desodorizador: Misture 20 mls de extrato de citronela em 100 mls de veículo para perfumaria e coloque em um spray para pulverizar sua casa. (pode fazer mais forte ou mais fraco adicionando mais ou menos óleo).

 

produtos a base de citronela

Outros produtos com Citronela

Já falamos das mudas de citronela, que inclusive vendemos aqui nesse site. Agora você vai conhecer outros produtos com citronela, alçguns inclusive bem conhecidos por terem divulgação através da mídia.

  • Vara de Citronela (Incenso) – Trata-se de finos bastões com essência de citronela que vão queimando gradualmente  expelindo uma fumaça que junto com o aroma repele mosquitos. A desvantagem desse método é a pouca duração e certa irritação que algumas pessoas tem a fumaça.
  • Vela Repelente – Se popularizou na primeira epidemia grave de Dengue no Brasil ocorrida em 1994 que trouxe também a Dengue hemorrágica. A vela tem uma eficácia média, já que a essência é misturada com outras substancias como a parafina que torna o produto mais volátil, ou seja ele se desfaz no ar com maior rapidez.
  • Óleo de Citronela para Tochas – Usado para iluminar e perfumar hotéis, pousadas, resorts e residencias de praia
  • Essência de Citronela – Pode ser misturada com Óleo Corporal ou usada em aromatizadores de ambiente. É eficaz, porem a grande dificuldade é conseguir comprar essências com maior teor de pureza pois infelizmente alguns vendedores misturam óleo essencial com outros líquidos para obter mais lucro na venda dos frascos
  • Sementes – Não tem efeito repelente, mas é uma das formas de se ter uma plantação em grande escala
  • Produtos Químicos – Os grandes laboratórios e a industria farmacêutica em geral já conhece há muitos anos o poder da citronela e já usava a planta em produtos cosméticos, de limpeza e alimentícios. Com o avanço do Zika Virus as empresas colocaram no mercado produtos como Repelente Elétrico de Citronela SBP, Repelex Citronela, Refil pastilha, Aerosol SBP Citronela, entre outros

 

Vela de Citronela Repelente  

Veja os materiais necessários e o passo a passo ensinado pela professora Rosa Maria, da escola Africanart, em São Paulo:
O que você vai precisar:

– 200 g de parafina plus granulada
– 3 ml de tintura de citronela (que você fez com as folhas)
– 1 potinho de vidro de 50 ml (pode ser qualquer pote de vidro que você tenha em casa. Se você preferir, use uma forminha de silicone para velas)
– 1 pavio parafinado com ilhós de metal
– Panela para aquecer a parafina
– 1 hashi de madeira (palito japonês) ou prendedor de pavio
– Termômetro para velas (encontrado em lojas de artesanato)

Como fazer:

  1. Derreta a parafina na panela, ficando sempre de olho na temperatura. Quando o termômetro atingir 70°C, desligue o fogo. Corte o pavio parafinado no tamanho certo para seu potinho de vidro.
  2. Posicione o pavio no fundo do potinho. Depois, meça 3 ml de tintura ou extrato de citronela.
  3. Misture essa medida de óleo com a parafina já derretida. Em seguida, encha o vidrinho com a parafina. Use um hashi de madeira ou prendedor de pavio para deixá-lo centralizado no vidrinho.
  4. Você também pode usar uma forma de silicone própria para velas, para confeccionar sua vela artesanal de citronela. Primeiro, posicione o pavio no centro da forma, passando pelo furo no fundo. Depois, complete com a parafina derretida já misturada ao óleo de citronela. Usando a forma de silicone, você não vai precisar usar o prendedor de pavio.
  5. Espere a vela secar, e depois, corte o que sobrou do pavio. Se você fez sua vela usando a forma de silicone, desenforme a vela, e depois, corte o excedente do pavio. Sua vela está pronta para usar! Você pode colocá-la em castiçais decorativos, ou até dar de presente para seus familiares e amigos!

10 mudas citronela comprar

Efeitos colaterais e Informações

Até agora não há relatos sobre efeitos colaterais no uso da citronela.

“As informações contidas neste texto são de cunho informativo, não substituindo, portanto, qualquer tratamento que o leitor esteja fazendo. Os vegetais e as frutas, porém, não são remédios. Nenhum livro, apostila ou indicação escrita substituem os serviços de um profissional de saúde. Qualquer aplicação das recomendações apresentadas neste texto será unicamente de responsabilidade do leitor. Se estiver sob supervisão de um profissional de saúde, por causa de qualquer doença, somente ele tem condições de aconselhá-lo, segundo sua formação e seus conhecimentos! As orientações acima não substituem as recomendações que lhe foram prescritas.”

 

LEIA MAIS